--> A Terra, o Sol e o resto do sistema solar encontram-se a girar à volta da galáxia Via Láctea e uma velocidade de 900 000 Km/h.
--> Com quatro espelhos de 8,2 m o telescópio Very Large, utilizado pela primeira vez em 2001, é o maior telescópio óptico da Terra.
--> Quando for posto em órbita para lá da Lua em 2007, o telescópio espacial Next Generation poderá utilizar um espelho com um diâmetro de 8 m e que se abrirá como as pétalas de uma flor.
--> OS dois últimos Saturno V, os únicos foguetões capazes de enviar pessoas à Lua encontram-se actualmente em exposição nos museus da NASA em Houston e em Cabo Canaveral.
--> Aproximadamente 28 000 azulejos de cerâmica protegem o vaivém do intenso colar de reentrada.
--> Durante a falta de gravidade, as vértebras da coluna distendem-se. Os astronautas ficam 2,5-5 cm mais altos durante um voo espacial. Quando regressam à Terra, os astronautas voltam a encolher até ficarem com o tamanho que tinham antes do voo.
--> As casas de banho espaciais não podem usar descargas de água, por isso usam o ar. Funcionam como aspiradores onde vais sentar-te.
--> A Pioneer 10, a primeira sonda a chegar a Júpiter, dirige-se agora para a estrela Aldebarã, que se situa a 65 anos-luz da Terra. A sonda vai demorar mais de dois milhões de anos a chegar à estrela.
--> A sonda Observer, enviada para Marte e que custou mil milhões de dólares, explodiu quando estava a aproximar-se de Marte em 1993. Tinha tirado apenas uma fotografia.
--> Em 1974, os astrónomos utilizaram o radiotelescópio Arecibo para enviar uma mensagem ao M13, um agrupamento de estrelas tão distante que, se os alienígenas recebessem a nossa mensagem e lhe respondessem, só receberíamos a resposta no ano 44 000.
--> Já em 1965, as pessoas achavam que poderia existir em Marte algum tipo de canais. Foi preciso a Mariner 4, a primeira sonda enviada a Marte, para provar que os canais marcianos cheios de agua não existem.
--> Segura-te bem! Estás neste momento a percorrer o espaço em disparada, a uma velocidade superior a 103 000 Km/h. Essa é a velocidade a que a Terra se desloca enquanto orbita à volta do Sol.
--> Júpiter poderia conter 1 400 Terras e o Sol poderia albergar 900 Júpiteres.
--> Quanto mais depressa girar um planeta, mais curto é o seu dia. Há três mil milhões de anos, a Terra girava muito mais depressa e o seu dia tinha uma duração de apenas 18 horas.
--> O vento e a chuva desgastaram a maior parte das crateras de impacte da Terra. Se a Terra não tivesse atmosfera para criar o clima. Teria tantas crateras como a Lua.
--> A Lua possui a mesma quantidade de área de superfície que a África, um dos continentes da Terra.
--> A cratera de Copérnico é duas vezes mais profunda do que o Grand Canyon no estado americano do Arizona.
--> No céu da Lua, a Terra parece ser 4 vezes maior e 60 vezes mais brilhante do que a Lua vista da Terra.
--> No espaço de um segundo, o Sol emite mais energia do que os seres humanos já consumiram em todos os momentos registados na história.
--> Se guiasses um carro a alta velocidade desde a Terra até ao Sol, levarias 170 anos a completar a tua viagem.
--> O denso núcleo de ferro e níquel de Mercúrio é maior do que o nosso satélite.
--> Uma característica de impacte em Mercúrio – a bacia Caloris – é tão grande que se estenderia até metade do território da América do Norte.
--> Vénus gira em sentido inverso em comparação a todos os outros planetas, à excepção de Úrano. Talvez um asteróide gigante tenha colidido com Vénus e tenha virado o planeta ao contrário.
--> Se pudéssemos derreter todo o gelo existente em Marte, os cientistas pensam que ele formaria um oceano com uma profundidade aproximadamente entre os 10 e os 100 m.
--> A gravidade de Deimos é tão fraca que poderia lançar-te para fora deste satélite de Marte correndo depressa e dando um pulo gigante.
--> Se comprimíssemos todos os asteróides do nosso sistema solar, obteríamos um mundo com cerca de um terço de tamanho da Lua.
--> O maior meteorito jamais descoberto, o meteorito Hoba West na Namíbia, em África mede cerca de 2.5 m de comprimento e pesa 60 toneladas – esse é o peso de nove elefantes!
Tirado do livro: Espaço
Sem comentários:
Enviar um comentário