segunda-feira, 20 de julho de 2009

Estátua de Zeus em Olímpia

A Estátua de Zeus situa – se em Olímpia, na planícia do Peloponeso e é uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo. Esta estátua foi esculpida pelo célebre ateniense Fídias (um grande escultor da Antiguidade), no século V a.C., quando a cidade estava sob o domínio de Esparta. A estátua, supõem – se, que tenha demorado cerca de 8 anos. Zeus (Júpiter, para os romanos) era o senhor do Olimpo (a morada das divindades) e o pai de todos os Deuses.



(Estátua de Zeus)

A estátua media cerca de 12 a 15 metros de altura, o equivalente a um prédio de cinco andares, e era toda feita de marfim e ébano com os olhos em pedras preciosas. Na mão direita levava a estatueta de Nike, deusa da Vitória; na esquerda, uma esfera sob a qual se debruçava uma águia.


(Ruínas do templo com a Estátua)

Enquanto a estátua estava em construção, Atenas e Esparta estavam em guerra pela hegemonia no Mediterrâneo o que fez com que na Grécia continental se sucedessem guerras atrás de guerras. Mas os combates não prejudicaram as realizações culturais e artistícas da época, antes pelo contrário, o século V a.C. ficou conhecido como o século de ouro na história grega devido ao florescimento da arquitectura, escultura e outras artes. A estátua de Zeus foi destruída nesse mesmo século.

Sem comentários:

Enviar um comentário