terça-feira, 28 de julho de 2009

Farol de Alexandria

O Farol de Alexandria , foi uma torre construída no Século III a.C, na ilha de Faros, em Alexandria, Egipto, para servir como marco de entrada do porto desta cidade e, posteriormente, como farol.

Considerada uma das maiores produções da técnica da antiguidade, foi construído em 280 a.C. pelo arquitecto e engenheiro grego Sóstrato de Cnido a mando de Ptolomeu.



Sobre uma base quadrada erguia-se uma esbelta torre octogonal de mármore com uma altura que variava entre 115 e 150 metros de altura, que por mais de cinco séculos manteve-se entre as mais altas estruturas feitas pelo homem. No seu interior ardia uma chama que, através de espelhos, iluminava uma distância que chegava aos 50 quilómetros, daí a grande fama e imponência daquele farol, que fizeram-no ser identificado como uma das sete maravilhas do mundo antigo por Antípatro de Sídon.

Esta obra, feita toda em granito, começou a ruir no século XIV, entre 1303 e 1323 quando terremotos e deslizamentos tragaram boa parte de Alexandria, acabando com o brilho da “Cidade dos Mil Palácios”.

Vestígios do Farol de Alexandria foram encontrados por mergulhadores em 1994.


1 comentário:

Pinkie Bat disse...

Ena! Que engraçado!
Adorei o vosso blog!Tem montes de coisas intressantes!

Enviar um comentário