sexta-feira, 17 de julho de 2009

Biografia: J. K. Rowling

Joanne Rowling, conhecida como J. K. Rowling, nasceu no Yate, Gloucestershire do Sul a 31 de Julho de 1965.

Joanne foi a primeira escritora a ficar milionária devido á escrita de livros. Gostava de ler livros como O Vento nos Salgueiros e muitos autores influenciaram a sua obra! Joanne passou muitas dificuldades antes de atingir a riqueza e a fama. Escrevia em bares com a sua filha bebé ao lado e passaram – se longos anos até que Harry Potter e a Pedra Filosofal fossem para as prateleiras das livrarias.


Joanne tirou o curso de Francês e Linguas Clássicas da Universidade de Exeter. Durante os estudos decidiu ir à França dar aulas de Inglês, como parte do curso, e adorou a experiência.

Joanne foi para o Porto dar aulas, (depois do seu relacionemento ter terminado mal) onde ficou instalada com duas outras professoras. Joanne ia escrevendo o primeiro livro de Harry Potter em bares no Porto e depois continuou quando regressou a Londres (também devido a um relacionamento que terminou mal).



Assinatura

O nome da autora de Harry Potter é apenas Joanne Rowling. A abreviatura Kathleen vem do nome da sua avó preferida Kathleen Rowling. Este nome foi escolhido aquando do lançamento do primeiro livro da saga no Reino Unido, quando o seu agente literário e a sua editora receando que os rapazes não iriam ler um livro escrito por uma mulher. Pediram – lhe então para assinar com duas iniciais não deixando tresparecer que era uma mulher. J. K. pensou em J.Rowling, mas não atendia ao pedido da editora e, então, decidiu homenagear a sua avó com o nome na sua assinatura: J. K. Rowling.


Curiosodades

O rascunho do seu primeiro livro foi recusado por entre 8 a 12 editoras.

O elenco escolhido para os filmes é totalmente britânico, uma “exigência” de J. K.

Sem comentários:

Enviar um comentário