sexta-feira, 17 de julho de 2009

Biografia: Dakota Fanning

Hannah Dakota Fanning (Conyers, 23 de Fevereiro de 1994) é uma actriz norte-america. Seu pai, Steven Fanning, era jogador de beisebol e actualmente trabalha como vendedor de electrónicos em Los Angeles, e sua mãe Joy Fanning era jogadora profissional de ténis. Sua mãe queria colocar o seu nome de "Hannah" mas seu pai queria "Dakota", então ficou Hannah Dakota Fanning e desde então, ela usa Hannah entre amigos e família. Dakota tem uma irmã menor que se chama Elle Fanning, que também está em vários filmes com ela.

Quando era pequena, frequentava um teatro onde apresentava semanalmente uma peça para os pais. Os organizadores logo reconheceram o talento de Dakota e aconselharam seus pais a procurarem um agente. Seguiram-se aparições nas séries "E.R. - Serviço de Urgência", "Ally McBeal", "C.S.I", "Spin City" até Dakota estrear no cinema, com apenas 7 anos, no filme "Uma Lição de Amor" em 2000. Em 2004 esbanjou o seu talento ao interpretar a pequena Lupita Martin Ramos ao lado de Denzel Washington em Man on Fire (Chamas da vingança).

Já a viver em Los Angeles, Dakota surgiu em inúmeros papéis, incluindo a participação na série produzida por Steven Spielberg, "Taken".Em 2005, estreou três filmes: "Hide and Seek", "Nine Lives", "Guerra dos Mundos", e uma dublagem para a animação "Lilo & Stitch 2: Stich Deu Defeito.".

Curiosidades:

Iniciou a carreira aos 5 anos, trabalhando em comerciais

Aos 8 anos se tornou a mais jovem indicada ao Screen Actors Guild Award, por sua actuação em Uma Lição de Amor (2002).

Quando era jovem decidiu ser actriz por meio da função de Britney Spears.

Dakota Fanning teve que pintar o cabelo de castanho-escuro para interpretar a personagem Emily Callaway, do filme Hide and Seek (O Amigo Oculto).

Em 2009 foi considerada pela revista Forbes como a terceira mais rentável jovem de Hollywood.

2 comentários:

Unknown disse...

eu axo ela legal

Ana Luiza Teles disse...

adorei, a reportagem ficou demais...
bjs Ana Luiza
www.curiosidadesdecelebridades.blogspot.com

Enviar um comentário