segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Bandeira Arco-Iris

A bandeira arco-íris é hoje um dos símbolos mais conhecidos do movimento LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgéneros) e da luta contra a homofobia.

Foi pela primeira vez usada com intenção de simbolizar o orgulho gay na San Francisco Gay Freedom Day Parade (Dia da parada da liberdade homossexual de São Francisco) em 25 de Junho de 1978. A sua primeira versão foi criada por Gilbert Baker, e tinha mais duas barras que a versão actual, uma rosa-salmão e outra turquesa. A barra salmão foi abandonada devido à dificuldade em encontrar tecido desta cor para produzir as bandeiras. Depois foi abandonada a barra turquesa, por razões estéticas.


A bandeira é formada por seis barras com cores diferentes, cada uma com seu significado. A bandeira não possui "a primeira barra", ou seja, a bandeira pode começar do vermelho assim como pode começar do lilás.


Vermelho: Luz;

Laranja: Cura;

Amarelo: Sol;

Verde: Calma;

Azul: Arte;

Lilás: Espírito;


Há ainda algumas variações desta, com barras em preto a simbolizar os homossexuais mortos pela SIDA, entre outras variações.


No entanto esta bandeira também é usada para simbolizar a paz, movimentos incas, movimentos da GreenPeace (que apoia o meio-ambiente) entre outros.

1 comentário:

Anónimo disse...

Adorei o filme MILK! Muito fixe mesmo! Embora comprido, o filme retrata o começo da tal cena em São Francisco! É interessante como as grandes coisas começam com pequenos acontecimentos! Recomendo a visualisação do filme!

Enviar um comentário