O templo de Ártemis em Éfeso (ou templo de Diana), foi construído em honra da Deusa Ártemis, deusa da caça e da fertilidade.
Os colonizadores gregos encontraram os habitantes da Ásia Menor cultuando uma deusa que identificaram como Ártemis. Então construíram um pequeno templo que foi reconstruído e aumentado muitas vezes.
Somente na quarta expansão o templo, que levou 120 anos para ser terminado, foi incluído na lista das sete maravilhas do mundo antigo.
Este templo foi o maior templo do mundo Antigo e o feito mais significativo da civilização grega e do helenismo.
(Idealização da Construção do Templo)
Dimensão
Media 138 metros de comprimento por 71,5 metros de largura com 127 colunas de 19,5 metros de altura e era famoso pelas obras de arte, entre elas a escultura da deusa em ébano, ouro, prata e pedra preta.
(Idealização do Templo)
Destruição e Construção
O templo em Éfeso (agora Selcuk , na Turquia) era quase todo feito em mármore. Duzentos anos depois foi destruído por um incêndio, provocado por um homem da terra chamado Herostratus, na tentativa de imortalizar o seu nome. Foi reerguido por Alexandre III da Macedónia, e destruído a segunda vez no século III d.C. por um ataque dos godos.
(Herostratus ou Érostrato)
Actualmente
Restam algumas esculturas e objectos, expostos em Londres e actualmente, apenas uma coluna solitária se mantém, após sucessivos terramotos e saques.
Sem comentários:
Enviar um comentário