quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Frankenstein


Trago-vos um livro que adorei, e que provavelmente já ouviram falar imenso! Já têm imensas adaptações ao cinema e faz hoje parte da cultura popular. O livro é da autoria de Mary Shelley, e são as cartas que um cientista a bordo de uma expedição ao pólo norte manda á sua irmã.
Nessas cartas ele relata a história de Victor Frankenstein, um estudante de ciências naturais que cria um ser no seu laboratório, que ao ver que está sozinho no mundo e que o seu criador se recusa a criar-lhe uma mulher , decide vingar-se até á morte. Depois de a criatura ter matado todas as pessoas que lhe eram queridas, Victor tenta matar o ser a todo o custo, seguindo-o até ao pólo norte onde entra no barco do Capitão Walton e lhe conta a sua história, para que ninguém mais caia no mesmo erro que ele.

Na verdade, o monstro criado por Frankenstein não tem nome, é simplesmente referido como monstro, criatura,... No entanto, a cultura popular passou a chamar Frankenstein ao monstro.

Este livro conseguiu levar-me a outra época, e a pensar sobre as consequências do preconceito. Recomendo a quem gosta de literarura gótica.

Boas leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário