A função central da escrita pode ser atribuido ao registo de informações, mas também podemos considerar a difusão de conhecimentos como, também, uma função central.
O surgimento da escrita
Uma das consequências do surgimento das cidades foi a escrita, criada por volta de 3200 a.C. Vários são os factores que explicam o nascimento da escrita:
-A necessidade de contabilizar os produtos comercializados, os impostos arrecadados e os funcionários do Estado;
-O levantamento da estrutura das obras, que exigira a criação de um sistema de sinais numéricos, para a realização dos cálculos geométricos.
A origem da escrita
Acredita – se que a escrita se tenha originado a partir de simples desenho ideográfico (símbolo gráfico utilizado para representar uma palavra ou conceito abstrato), onde, por exemplo, o desenho de uma maçã representava exactamente uma maçã. Depois os simbolos tornaram – se mais abstractos, não tendo nada a ver com os antecessores. Por exemplo, a letra M em português na verdade vem de um hieróglifo egípcio que retratava ondas na água e representava o mesmo som. A palavra egípcia para água contém uma única consonante: /m/. Aquela figura, portanto,veio representar não só a ideia de água, mas também o som /m/.
Desenvolvimento e evolução
A escrita desenvolveu – se de forma independente em várias regiões do mundo, como no Médio Oriente, no Japão...
As escritas mais antigas são a cuneiforme (na Mesopotâmia) e os hiéroglifos (no Antigo Egipto), sistemas de escrita criados á cerca de 6 mil anos. Os mais antigos documentos que sobreviveram são rótulos (em potes de alimentos), listas de plantas, animais...
A escrita e a sua interpretação (leitura) ficavam restritas às camadas sociais mais ricas: clero e nobreza.
Pré-história»Surgimento da escrita»História
A escrita é a linha divisória entre a Pré-história e a História. A importância da escrita para a história e para a conservação de registos vem do facto de que estes permitem o armazenamento e a propagação de informações não só entre indivíduos (privilégio também da linguagem), mas também por gerações.
Sem comentários:
Enviar um comentário